Entrevista: Como Administrar o Consultório Médico – parte 1

24/02/2010 às 17:44 | Publicado em Cursos ICS | Deixe um comentário
Tags: , ,

– Qual a aplicação prática do Curso Como Administrar o Consultório Médico? 

Fernando Schiavetto O Curso valoriza a importância do desenvolvimento de uma visão clara de gestão. Transmitimos aos profissionais os mecanismos para criação e implantação de uma visão sistêmica de negócios. Ou seja, durante o Curso, o profissional passa a enxergar o todo, reconhece as partes e aprende a distinguir onde elas se interligam, fator este preponderante para se colocar em prática os conceitos de uma boa administração. Outro ponto que trabalhamos sistematicamente durante o Curso é que cada profissional possa desenvolver não somente um plano de gestão próprio, mas criar suas próprias métricas e objetivos, sempre de acordo com suas necessidades e com as expectativas de seus clientes. Uma vez definido seu padrão de custo e o conhecimento profundo de sua estrutura, o profissional passa a trabalhar no posicionamento do seu negócio. De maneira resumida, o Curso preocupa-se essencialmente em fazer com que o profissional possa maximizar os lucros e minimizar os custos, com ousadia e criatividade. 

– Qual o público-alvo do Curso? 

Fernando Schiavetto Nosso público-alvo é  diversificado, pois a gestão tem que ser trabalhada em todos os níveis hierárquicos do negócio. Quem pensa que uma clínica ou um consultório é algo simples de se administrar, engana-se. O dia-a-dia de uma pequena empresa prestadora de serviços de saúde é tão complexo como o de uma grande empresa. Baseados nesta visão, direcionamos o curso a médicos, gerentes administrativos, secretárias e assistentes administrativos, dentre outros profissionais que trabalham numa clínica médica.

 – Qual a principal dificuldade encontrada pelos médicos nessa área? 

Fernando Schiavetto O curso aborda muitas dificuldades destes profissionais. A cada turma, detectamos uma nova necessidade e a incluímos no nosso conteúdo programático. De uma maneira geral, a raiz dos problemas de gestão do consultório médico está no fato do próprio profissional não reconhecer a sua posição de empresário, o que gera “um preconceito” em admitir que ele busca o lucro. Uma vez sanada esta dificuldade, o médico se depara com outras questões: entender o seu negócio, a sua estrutura de custos, suas margens de lucros, informações sobre fluxo de caixa, ciclo financeiro. E por fim, ainda é preciso optar pelo melhor sistema tributário: autônomo ou lucro presumido? 

– Após o curso, o que pode ser aprimorado no consultório médico? 

Fernando Schiavetto Em um consultório, que prefiro chamar de empresa, o médico poderá aprimorar métricas e indicadores de desempenho para cada atividade, parâmetros de concorrência, além de aprender a envolver seus colaboradores em todo o processo de gestão dos negócios, estabelecendo uma nova comunicação com seus clientes internos e externos, entendendo as particularidades e necessidades individuais de cada um. O que o médico ganha com isto? Ele  conquista uma vantagem competitiva,  conquista o preço-prêmio. Preço-prêmio é a diferença a mais que o cliente paga – por um produto ou serviço igual disponível no mercado – por ter a certeza do atendimento de suas necessidades.

SERVIÇO:

Curso Como Administrar o Consultório Médico

Data de realização: 24 de março a 07 de abril, sempre às quartas-feiras

Horário: 13:00 às 17:00

Local: ICS – Instituto de Ciências em Saúde

Avenida Indianópolis, 171, Moema

São Paulo

Tel: (11) 5052 1409.

Site: http://www.ics.med.br

atendimento@ics.med.br

https://carreiranasaude.wordpress.com

http://twitter.com/carreiranasaude 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: